Não gosto da palavra “crise”. Prefiro “momento mercadológico especial”. O tamanho dinamismo e agilidade em momentos como esse, coloca em cheque a capacidade de nossos administradores. Fazendo uso da metáfora do abismo, administrar com margens de segurança tão grandes é para amadores. Agora chegou a hora de caminhar a centímetros da “borda do abismo”. Cortar arbitrariamente as compras é apenas improvisação de administradores apavorados com o momento de mercado. Entretanto, para reduzir as margens de segurança de sua administração, é necessário “olhos de lince”,  pois uma administração descuidada pode afastar os clientes e piorar a situação.

Dicas:

  • quem determina o que devemos ter no estoque são os clientes – parece meio clichê, mas o feeling  do comprador não é suficiente. É preponderante a utilização de sistemas de informação para determinar o comportamento de compra de seus clientes; não espere acabar o produto, antecipe-se!;
  • desenvolva uma gestão de vendas mais agressiva – não aceite passivamente a dita falta de dinheiro de seus clientes. Eles tem reservas, o que mudou é que estão escolhendo melhor (estão mais exigentes). Querem pagar pelo melhor que o dinheiro deles podem comprar;
  • antecipe-se as necessidades dos clientes – saia de cima do estoque e vá para área de venda investigar sobre a satisfação dos clientes; ajude a vender, pois não existe ninguém na empresa que saiba mais sobre o seu mix de produtos.
  • Não se “apaixone” pelo produto que oferece – pode cegá-lo a respeito das mudanças de valor dos clientes; a importância do que fazermos está na cabeça do cliente. Ele, e somente ele, sabe se o que fazemos continua tendo o valor esperado.

Já dizia meu pai: “mire pequeno e erre pequeno”. O segredo não está nos cortes, mas na otimização. Na perícia, na acuracidade de sua administração; em um estilo de venda muito mais agressivo. Geralmente encontramos vendedores sentados, na esperança que os clientes venham até eles com uma necessidade imensa de comprar. Pois lhes digo: eles não virão até você, nem estarão certos do que realmente querem. O seu papel é tornar o momento da venda algo “magico”, oportunidades de se tornarem mais felizes através do despertar de inúmeros desejos.

BOAS VENDAS!!!