Um dizer muito popular explica boa parte da falta de motivação das pessoas: “Nós somos fruto do meio em que vivemos”. É duro ouvir, mas muitos ambientes de trabalho são extremamente mal planejados.

Com iluminação carente e muito pessimismo, a pouquíssima comunicação está centrada nos erros em vez de focar nas soluções e acertos. Mudar as pessoas leva muito tempo, o que nos resta é planejar o ambiente de trabalho e aumentar a probabilidade de um comportamento mais motivador.

Primeiramente, conheça seus colaboradores. O que sonham ser, seu hobby, detalhes da sua vida etc. Seu poder de persuasão melhora muito quando entende as prioridades de seu liderado. Lembre-se: a persuasão é um dos principais motivos de ser escolhido para líder.

Benefícios como salário adequado ao mercado e condições físicas de trabalho são obrigatórios. A motivação vai além e vem de fatores intrínsecos, como reconhecimento, luta por uma causa (em vez de metas), crescimento pessoal e profissional e status.

Crie momentos de convivência. Pode ser uma sala ou um cantinho afastado da área de trabalho para que os colaboradores possam conversar amenidades. De vez em quando, participe também, mas não se esqueça de ser agradável.

A liderança é o nosso sol. Não podemos ter líderes com baixa autoestima ou pessimistas. Precisamos de líderes mais energéticos, bem-humorados, que comemorem as pequenas vitórias.

Não menos importante é a contribuição social dos líderes que insistem em dar mais uma chance ao desenvolvimento do outro. O líder consciente sabe que cada um de nós tem seu tempo de amadurecimento (de aprendizado) e que sua persistência contribuirá para uma sociedade mais capaz.